Nós, estudantes da Escola B+S Dona Lucinda Andrade criamos este blog como finalidade de explicar a nossa sociedade quais são as nossas obrigações e direitos. Bem, ficamos intitulados com o problema do Direito e sabemos que o Direito é uma ciência muito ampla,e como que, determinamos um DIREITO que nos fez GRANDE INTERESSE e satisfação. O DIREITO A INFORMAÇÃO E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO! E é neste blog que iremos apresentar as actualidades e as mudanças do nosso país. Obrigado pela sua presença!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Programa 'Portugal no Coração' traz emigrantes à Madeira



O Governo atribui este ano 40 bilhetes de avião para emigrantes idosos visitarem Portugal, no âmbito da iniciativa 'Portugal no Coração', sendo a África do Sul e a Argentina os países contemplados com mais passagens, disse hoje fonte oficial.

"O Portugal no Coração, que é uma iniciativa da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, promove duas edições por ano e reserva 20 bilhetes para cada uma delas", disse a fonte da Direção de Serviços de Emigração, órgão da Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP).

Este ano, as edições do Portugal no Coração acontecem em Maio e em Outubro.

Segundo a mesma fonte, "África do Sul e Argentina são os países contemplados com mais bilhetes de avião, seis para cada, na primeira edição do ano".

Os emigrantes escolhidos devem ter mais de 65 anos, ter carências económicas, não ter visitado Portugal nos últimos 20 anos e morar fora da Europa.

"As candidaturas são recolhidas pelo consulado da área de residência do candidato, é realizada uma entrevista e posteriormente as candidaturas são enviadas para Portugal, onde é nomeado um júri que seleciona os vencedores", indicou a mesma fonte.

Augusta Ferreira Leitão, de 70 anos, e que vive na África do Sul, vai finalmente rever a ilha da Madeira, onde nasceu e que não visita há 41 anos.

Com ela, receberam esta semana as passagens aéreas das mãos do cônsul geral de Portugal em Joanesburgo, Carlos Marques, outros cinco idosos portugueses, todos emigrantes de longa data na África do Sul.

Da Venezuela, foram selecionados três idosos, dois naturais da Madeira e um de Gondomar.

Natural do Caniço, Madeira, e radicada em Valle de La Pascoa (400 quilómetros a sudoeste de Caracas), Maria da Paixão Correia Belo (71 anos) emigrou quando era ainda criança e nunca voltou a Portugal porque teve que criar os três filhos e do marido, que primeiro a abandonou, mas voltou quando ficou na miséria.

"A vida não tem sido tão fácil aqui, trabalhei para manter os meus filhos. O meu marido abandonou-me", disse à Agência Lusa.

Agradecida pela oportunidade, espera encontrar a família e voltar a ver a mãe, que está muito doente. Outro contemplado com a viagem é António Pereira é natural do Pilar, Funchal, e não visita a sua terra há 28 anos.

Lusa


fonte Diário de Notícias Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

EM PLENO SÉC. XXI

JOVEM CONFESSA ASSASSÍNIO NA CASA DA PIA

Um rapaz detido em janeiro, então com 17 anos, admitiu ter "espetado a faca nas costas"de um aluno Casa da Pia