Nós, estudantes da Escola B+S Dona Lucinda Andrade criamos este blog como finalidade de explicar a nossa sociedade quais são as nossas obrigações e direitos. Bem, ficamos intitulados com o problema do Direito e sabemos que o Direito é uma ciência muito ampla,e como que, determinamos um DIREITO que nos fez GRANDE INTERESSE e satisfação. O DIREITO A INFORMAÇÃO E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO! E é neste blog que iremos apresentar as actualidades e as mudanças do nosso país. Obrigado pela sua presença!

terça-feira, 25 de maio de 2010

UMa está virada para o mercado de trabalho


O vice-presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva, disse ontem na apresentação do Logica Lab Service Design, no Madeira Tecnopolo, que “a universidade foi transformada no que deve ser: virada para o mercado de trabalho e não virada para si mesma”.

Foi apresentado ontem no Madeira Tecnopolo o Logica Lab Service Design, uma iniciativa que surge da parceria entre a Logica Iberia, o Lad:USE da Universidade da Madeira e o Madeira Tecnopolo.
A cerimónia de apresentação do Logica Lab Service Design contou com as presenças do vice-presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva, reitor da UMa, Castanheira da Costa, presidente do M-ITI, Nuno Jardim Nunes, e presidente do Madeira Tecnopolo, Raúl Caires, além de outras individualidades.
O Logica Lab tem como objectivo o desenvolvimento e competências no desenho e implementação de serviços inovadores, com base nas melhores práticas na área da “Usability”, integrando pessoas, infraestruturas, comunicação e componentes materiais de um determinado serviço num modelo único, harmonizado e inter-actuante, em que a experiência do utilizador seja valorizada.
A este propósito, o administrador da Logica, José Carlos Gonçalves, destacou que a parceria visa aproveitar “o investimento muito grande que a UMa tem nesta área com a Carnegie Mellon”, pelo que realçou que a Logica “pretende criar condições e criar emprego, conjuntamente com a UMa, em projectos que a Logica está a desenvolver em vários sítios”.
Assim, realçou o desenvolvimento de projectos nas áreas da energia e do consumo de água e nas telecomunicações, sempre na óptica do consumidor final.
José Carlos Gonçalves salientou, por outro lado, que o Logica Lab tem uma importante “parte de investigação associada”, que, disse, visa a criação de um novo “design de serviço”, apontando o exemplo da factura electrónica.
Falando no final da cerimónia de apresentação do Logica Lab, o vice-presidente do Governo Regional recordou o percurso que levou, em 2007, à concretização de uma parceria entre a Universidade da Madeira, a Carnegie Mellon e o Madeira Tecnopolo, destacando neste âmbito os papéis de Nuno Jardim Nunes e de Castanheira da Costa no apoio a este projecto.
“A universidade foi transformada no que deve ser: virada para o mercado de trabalho e não virada para si mesma”, acentuou João Cunha e Silva.
Por outro lado realçou que o Madeira Tecnopolo foi transformado naquilo que “originalmente deveria ter sido sempre: não um sítio onde se organizava feiras mas um sítio onde se trabalha nos novos paradigmas”.
Salientou o facto de neste âmbito serem formadas pessoas “altamente qualificadas, que vão viajar pelo mundo e trabalhar pelo mundo e dizer que tiraram o mestrado na Região Autónoma da Madeira” e “outras a trabalhar na Região, fazendo as suas empresas, ou trabalhando em laboratórios de empresas como a Logica ou a Zon”.
“Estes são pequenos passos de uma longa e difícil caminhada, mas não deixa de ser altamente motivador para nós governantes que isto esteja a acontecer”, acentuou.


Fonte Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

EM PLENO SÉC. XXI

JOVEM CONFESSA ASSASSÍNIO NA CASA DA PIA

Um rapaz detido em janeiro, então com 17 anos, admitiu ter "espetado a faca nas costas"de um aluno Casa da Pia